Você está dirigindo, e de repente surgi uma situação inesperada. Você não sabe o que fazer e acaba se envolvendo em um acidente de trânsito.
Os acidentes de trânsito são um grave problema de saúde pública no Brasil, que causam milhares de mortes e feridos todos os anos. Uma das principais causas desses acidentes é a imprudência dos motoristas, que desrespeitam as leis e as normas de segurança no trânsito.
Por isso a necessidade do curso de direção defensiva. Esse curso te preparar para os desafios que existem no trânsito. Além disso, você aprende a diminuir o tempo de reação diante das surpresas, a tomar boas decisões e de forma segura.
Mas, primeiro vamos ver o que é direção defensiva.
Direção defensiva: o que é?
Em poucas palavras, direção defensiva é uma maneira de conduzir um veículo para evitar acidentes mesmo diante de situações adversas.
Do mesmo modo, a direção defensiva nos ajuda a prever às ações de outros motoristas. Se formos definir direção defensiva em duas palavras seriam: segurança e prevenção.
Nesse sentido, sabemos que para ser um bom motorista você precisa ter concentração e existem muitas coisas que nos causam distrações.
As distrações podem ser externas que são aquelas que ocorrem fora do veículo, que podem desviar nossa atenção e a concentração. Alguns exemplos são:
• Movimentação de pedestres, ciclistas, animais ou outros veículos;
• Condições climáticas, como chuva, neblina, sol forte;
• Congestionamentos;
• Entre outros.
Nesse caso, não conseguimos controlar essas situações, e podemos perder o controle do veículo ou deixar de perceber situações de risco.
Por outro lado, existem as distrações internas. Elas também nos fazem perder a concentração e perdemos de vista o perigo à nossa frente. Alguns exemplos são:
• Uso do celular;
• Ouvir música alta;
• Conversar com outros passageiros;
• Estar cansado ou estressado, entre outros
Mas, diferente das distrações externas, nas distrações internas nós podemos decidir o que fazer, ou seja, nós temos total controle sobre elas.
Sabendo disso, vamos definir agora os tipos de direção defensiva.
Direção defensiva: quais são os tipos?

Existem dois tipos principais de direção defensiva: a preventiva e a corretiva.
Direção preventiva
A direção defensiva preventiva é aquela que quando surgir os riscos e as situações de perigo, e adotamos as medidas necessárias para evitá-los.
Por exemplo, uma ação preventiva é manter a distância adequada dos outros veículos. Outro exemplo, é adaptar a sua velocidade ao clima ou ao fluxo da pista.
Direção corretiva
A direção defensiva corretiva é aquela que reagimos rapidamente a uma situação de perigo, que não conseguimos prever ou evitar.
Por exemplo, uma ação corretiva é freiar devido a um obstáculo na pista. Outras situações seriam: controlar a derrapagem do carro e prestar socorro às vítimas em caso de acidente.
Até aqui podemos concluir que a direção defensiva pode preservar vidas e manter o trânsito seguro.
Então, vamos ver como colocar em prática e ser um bom motorista.
Direção defensiva: na prática

Antes de mais nada, para você conduzir de forma defensiva é muito importante está com a manutenção do seu veículo em dia.
Fique atento aos pedidos de cuidados do seu carro, cuide dos pneus, da troca de óleo de forma periódica, verifique também o freio, entre outros. E a qualquer sinal de alerta que indica problema no carro, vá a um mecânico.
Dessa forma, o seu veículo estará bem cuidado e isso pode evitar acidentes.
Outro princípio importante da direção defensiva é manter a postura correta em frente ao volante.
Uma boa postura te ajuda a ter uma boa visão da estrada, do painel do carro e você estará atento para agir de forma rápida caso surja uma situação inesperada.
Lembre-se também de ajustar os espelhos para também ter uma boa visão da traseira do carro e dos outros veículos.
Por fim, temos uma dica: evite estresses ou discursões desnecessárias enquanto dirige, até porque sua atenção deve ser total para a direção do carro.
Sendo assim, para praticar a direção defensiva é preciso ter acima de tudo conhecimento das leis de trânsito, do seu veículo e das ações que precisa tomar diante dos imprevistos. O conhecimento é o pilar principal da direção defensiva.
Direção defensiva: invista em conhecimento

Vimos que a direção defensiva tem como objetivo ajudar o condutor do veículo a dirigir com segurança e proteger vidas.
E o curso de direção defensiva pode capacitar você ou seus motoristas a adotarem práticas seguras de condução, identificando e evitando potenciais situações de risco.
Vale muito a pena investir em um curso e aumentar seu conhecimento!
No caso de empresa, investir em um curso de direção defensiva para os funcionários é uma decisão inteligente e estratégica, porque traz diversos benefícios, tais como:
• Redução de custos: um motorista que pratica a direção defensiva evita multas, danos ao veículo e indenizações que podem gerar despesas e prejuízos para a empresa.
• Aumento da produtividade: quem pratica a direção defensiva tem menos chances de se envolver em acidentes. Além disso, ele tem mais confiança, tranquilidade e satisfação no trabalho.
• Melhoria da imagem: uma empresa que investe em um curso de direção defensiva tem mais credibilidade e confiança dos clientes, pois contribui para um trânsito mais seguro.
Portanto, investir em um curso de direção defensiva para os funcionários de uma empresa traz benefícios para todos: para a empresa, os seus colaboradores e os seus clientes.
A SAEP – Serviço de Assistência Educacional a Profissionais, oferece curso de direção defensiva para motoristas que desejam aumentar seu conhecimento e também para empresas que investem em segurança no trânsito.
Entre em contato agora e tire suas dúvidas sobre nossos cursos. Criamos também cursos e palestras personalizados para sua empresa.